Bom galera, hoje (28/05/19), estamos partindo para a nossa primeira EuroTrip – serão 24 dias entre Paris, Amsterdã, Bélgica e Portugal. Nós nunca fizemos uma viagem tão extensa assim e nessa ainda vamos com Nanda “na bagagem”.
Temos muitos questionamentos de como isso vai funcionar, se vai ser tranquilo, como será viajar tanto tempo assim com uma criança de apenas 5 anos e para lugares que não fazemos ideia do que vamos encontrar…
Então, pensando nisso, resolvi fazer um post com alguns preparatórios que fizemos para a viagem, considerando nossa toda a nossa inexperiência nessa situação (Rsrsrsrs).
1 – Elaboração do Roteiro
Com os locais definidos, procuro fazer um roteiro bem detalhado, listando todas as atrações, com valores e observações, e tento distribui-las pelos dias que ficaremos por lá. Ainda, caso haja deslocamento longos, é pertinente considerar o tempo na montagem do roteiro.
Não que a gente vá seguir a risca o que foi definido, serve mais para nos dar uma direção, otimizarmos o tempo com lugares próximos e não ficarmos pedidos por aí.
Sempre funcionou super bem conosco, só que quando começamos a viajar com a Fernanda, essa distribuição diária passou a ser bem diferente, levando em conta o ritmo dela, que ainda é mais lento que o nosso, e, é claro, mesclando atrações adultas com infantis, para não ficar cansativo para nenhum de nós.
[Quem quiser, me fala, que eu envio a planilha base que usamos para esta viagem]
2 – Pediatra + Medicamentos
Outra coisa que não deixamos de fazer antes de viajar foi ir ao pediatra da Fefê. Além de checarmos se estava tudo bem com ela, achamos importante levar receitas de medicamentos, caso precise dar no local.
Sempre levamos uma malinha de primeiros socorros, com Novalgina, band-aid, mertiolate e termômetro.
Mas o principal objetivo no pediatra foi termos a receita do Dramin para dar uma “acalmadinha” durante as 12h de voo.


P.s.: lembrando que é importantíssimo contratar um Seguro de Viagem, principalmente viajando com crianças. No nosso caso então, a Europa exige o seguro pelo Tratado de Schengen. Nós conseguimos o seguro pelo Cartão de Crédito que utilizamos para comprar as passagens.
4 – Tempo no avião
Falando sobre o voo, esse é o meu momento mais tenso!!! Além do medo que tenho e que preciso tomar cuidado para não passar para a Fefê, precisamos entretê-la durante esse período, pois ela é um tanto quanto inquieta (rsrsrsrsrs). Pensando nisso, compramos um fone mais confortável para que ela possa assistir aos vídeos do avião. Além disso, para nós é super importante levar outro tipo de distração e, como Fefê está na fase de desenhar e escrever, papel e lápis serão suficientes…
5 – Coelho da Cartola
Como a viagem que vamos fazer não é tão “do ritmo” da Fefê, eu bolei uma ideia que espero que nos ajude nessa aventura…
Criei um “caderno de Missões” para cada país que vamos visitar. São 5 missões por país, em que cada missão cumprida recebe um carimbo e, ao final, completando todas as missões, ela terá uma recompensa.´ç;´´
Super ansiosa para ver como será o andamento dessas missões…
Quem quiser ver o caderninho completo só comentar que eu mando.
5 – Arrumando as malas
Por último, mas não menos importante, as malas! Por estarmos indo no final da primavera, não precisamos levar roupas super grossas, mas calça e casaquinho é fundamental, pois ainda rola um friozinho por Amsterdã e Paris…
Ainda, por fazermos alguns percursos de trem, optamos por levar apenas 2 malas, uma pequena (só para a Fernanda) e uma média e uma mochila dentro do avião. Estamos programando 2 lavagens de roupa durante o período todo, vamos ver…
É isso pessoal!
Se esqueci de algo, por favor, comentem que eu completo a informação aqui. A ideia é ajudar…
Lembrando que desconsideramos as preparações essenciais neste post, como documentações, passaportes, comprovação financeira para evitar problemas na alfândega, entre outros.